O grau de proteção IP incluído em alguns telefones celulares, relógios ou tablets indica o nível de proteção que o dispositivo eletrônico oferece ao acesso de partículas como poeira e líquidos, tanto na imersão quanto na sujeição a jatos de pressão.
Este grau de proteção se refere ao padrão internacional CEI 60529 Graus de Proteção. Desta forma, o grau de proteção que um dispositivo possui contra poeira e água pode ser facilmente identificado, independentemente do país de fabricação ou venda do dispositivo.
Atualmente, existem poucos dispositivos com o grau de proteção IP69, já que as proteções anteriores (IP67 e IP68) são suficientes para a maioria dos consumidores, os dispositivos com proteção IP69 ou IP69K são destinados principalmente para uso profissional.
Os dois dígitos que seguem as iniciais IP indicam no caso do primeiro dígito o grau de proteção contra sólidos e o segundo dígito a proteção contra líquidos. Portanto, quanto maiores esses dois números, maior a proteção do dispositivo contra sólidos e líquidos.
Deve-se levar em consideração que nenhum fabricante oferece garantia contra líquidos e poeira visto que este grau de proteção só é garantido quando o aparelho sai da fábrica, isto se deve ao fato de que com o passar do tempo, uso e possíveis quedas a Proteção pode ser degradado ou totalmente perdido.
Também não podem oferecer garantia no caso de dispositivos que foram abertos para substituir uma parte como a bateria ou o vidro da tela, uma vez que essa proteção é feita por meio de lacre do dispositivo.
No caso do IP69, a proteção contra sólidos é a mais alta disponível atualmente, o grau 6 indica "Proteção total ou estanqueidade". Enquanto a proteção do padrão IP69 contra líquidos é 9, que indica "Protegido contra jatos de curto alcance em alta pressão e alta temperatura." e o fabricante deve indicar o tempo e a profundidade que suporta com este nível de estanqueidade.