Como inserir ou remover o cartão SIM

Como inserir ou remover o cartão SIM

Você comprou recentemente um smartphone ou tablet e não sabe onde inserir o cartão SIM? Você comprou um telefone ou tablet há muito tempo e precisa remover o cartão SIM e não se lembra como fazer isso? Você comprou um smartphone dual SIM e não sabe onde ou como colocar o cartão SIM?

Em primeiro lugar, vamos explicar o que é um cartão SIM.

Os cartões SIM são pequenos cartões inteligentes com oito contatos de metal que armazenam com segurança a chave de serviço do assinante para se identificar na rede do provedor de telefone e Internet.

Ou seja, precisamos do cartão SIM para poder fazer chamadas e conectar-nos à internet quando não estamos conectados a uma rede wi-fi.

O cartão SIM é fornecido pela empresa de telefonia ou internet que contratamos e servirá para nos identificar, para poder navegar na internet e para poder enviar e receber SMS e chamadas de outros usuários.

É uma espécie de cartão padrão unificado, o que significa que nosso aparelho deve funcionar com qualquer operadora ou operadora de telefonia independente do país, desde que não esteja bloqueado para uso com uma única empresa, o que é cada vez menos frequente.

É uma espécie de cartão padrão unificado, o que significa que nosso aparelho deve funcionar com qualquer operadora ou operadora de telefonia independente do país, desde que não esteja bloqueado para uso com uma única empresa, o que é cada vez menos frequente.

Podemos viajar com nosso smartphone e usar o serviço de roaming, se disponível, ou comprar um cartão SIM de uma operadora de telefonia local.

Os cartões SIM são protegidos por um código PIN de 4 dígitos para que em caso de perda ou roubo não possam ser usados. É permitido um máximo de 3 tentativas para inserir o código PIN; se este limite for excedido, um código PUK é solicitado com apenas uma oportunidade.

Se um código PUK incorreto for inserido, o cartão será bloqueado até que seja desbloqueado pela operadora de telefonia.

Tipos de cartão SIM:

Existem 4 tamanhos de cartões SIM físicos e um tipo de cartão SIM integrado que alguns dispositivos incorporam, denominado e-SIM.

Os quatro tamanhos de cartão SIM diferem basicamente pelo tamanho do plástico que envolve o chip, o chip em si é praticamente do mesmo tamanho em todos os tipos de cartão.

Os tipos de cartões SIM físicos são:

SIM padrão: do tamanho de um cartão de crédito, obsoleto e não compatível com os telefones celulares atuais. Mini SIM: 25 mm de comprimento e 15 mm de largura. Cada vez menos usado e sem suporte nos smartphones atuais. Micro SIM: 15 mm de comprimento e 12 mm de largura. Amplamente utilizado em smartphones de baixo custo. Nano SIM: 12,30 mm de comprimento e 8,80 mm de largura. Atualmente é compatível com a maioria dos smartphones e tablets.

SIM embutido (e-SIM) A nova geração de cartões SIM são chamados de SIM embutido, e-SIM ou eSIM. É um tipo de cartão integrado no circuito do dispositivo que não pode ser substituído fisicamente, exceto por software. Eles costumam ser usados ​​como um SIM remoto, por exemplo, em relógios inteligentes para poder receber e fazer chamadas ou notificações, independentemente do telefone que tenha o cartão SIM físico.

O que você precisa para remover ou inserir um cartão SIM?

Tanto para inserir quanto para remover um cartão SIM, você precisará de uma ferramenta de remoção de cartão SIM ou espeto extrator que os fabricantes incluem na caixa do dispositivo.

Essa ferramenta é a mesma para todas as marcas e modelos de smartphones e tablets do mercado, caso ainda não tenha um, você pode comprá-la na Amazon:



Você também precisará saber o código PIN do cartão SIM; esse código deve estar na documentação fornecida pela operadora de telefonia ao fornecer o cartão SIM. Caso não saiba, pode solicitá-lo à sua operadora de telefonia por meio do site, do aplicativo ou de uma ligação telefônica.

Tempo estimado: 5 minuto.

Passo 1 Em primeiro lugar, para evitar problemas, desligaremos o dispositivo no qual queremos inserir ou extrair o cartão SIM.

Passo 2 Localizamos onde o compartimento está localizado para inserir o cartão SIM do nosso dispositivo. Se for um dispositivo com bateria removível, retiramos a tampa traseira, caso não vejamos o compartimento, retiramos também a bateria. No caso de aparelhos com bateria integrada da qual a bateria não pode ser removida, procuramos um entalhe alongado e um pequeno orifício na lateral. Como inserir ou remover o cartão SIM Passo 2

Passo 3 No caso de aparelhos com contra-capa, procuramos um desenho e a palavra SIM. O desenho vai mostrar-nos como inserir o cartão SIM, normalmente é necessário retirar a bateria e inseri-la na posição indicada. Para dispositivos com bateria não removível, inserimos o espigão no orifício e pressionamos até sentir um clique. O compartimento do cartão SIM vai sair um pouco, retiramos o compartimento completamente. Como inserir ou remover o cartão SIM Passo 3

Passo 4 Inserimos o cartão no compartimento, no caso de termos dois cartões SIM inserimos o cartão SIM principal no compartimento SIM1 e o cartão SIM secundário no compartimento SIM2. Se tivermos um cartão de memória microSD, nosso dispositivo o suportar e quisermos usá-lo, também podemos inseri-lo no slot dedicado para este cartão de memória. Como inserir ou remover o cartão SIM Passo 4

Passo 5 Inserimos a bandeja novamente junto com o (s) cartão (s) SIM no telefone ou tablet com muito cuidado. Se ao inserir não entrar totalmente, não force, é porque está de cabeça para baixo, vire a bandeja e insira-a novamente.

Passo 6 Ligue o dispositivo novamente, quando ele for inicializado, ele solicitará que você insira o código PIN do cartão SIM e o código de desbloqueio do dispositivo. Não confunda o código PIN do cartão SIM com o código PIN do próprio dispositivo para evitar o bloqueio do cartão SIM. O código PIN do SIM deve ser fornecido pela companhia telefônica.

Postagens Relacionadas

Excluir aplicativos no Samsung
O que fazer antes de vender um iPhone
Como atualizar o sistema operacional Android
Desativar aplicativos no Samsung