Você comprou recentemente um smartphone ou tablet e não sabe onde inserir o cartão SIM? Você comprou um telefone ou tablet há muito tempo e precisa remover o cartão SIM e não se lembra como fazer isso? Você comprou um smartphone dual SIM e não sabe onde ou como colocar o cartão SIM?
Em primeiro lugar, vamos explicar o que é um cartão SIM.
Os cartões SIM são pequenos cartões inteligentes com oito contatos de metal que armazenam com segurança a chave de serviço do assinante para se identificar na rede do provedor de telefone e Internet.
Ou seja, precisamos do cartão SIM para poder fazer chamadas e conectar-nos à internet quando não estamos conectados a uma rede wi-fi.
O cartão SIM é fornecido pela empresa de telefonia ou internet que contratamos e servirá para nos identificar, para poder navegar na internet e para poder enviar e receber SMS e chamadas de outros usuários.
É uma espécie de cartão padrão unificado, o que significa que nosso aparelho deve funcionar com qualquer operadora ou operadora de telefonia independente do país, desde que não esteja bloqueado para uso com uma única empresa, o que é cada vez menos frequente.
É uma espécie de cartão padrão unificado, o que significa que nosso aparelho deve funcionar com qualquer operadora ou operadora de telefonia independente do país, desde que não esteja bloqueado para uso com uma única empresa, o que é cada vez menos frequente.
Podemos viajar com nosso smartphone e usar o serviço de roaming, se disponível, ou comprar um cartão SIM de uma operadora de telefonia local.
Os cartões SIM são protegidos por um código PIN de 4 dígitos para que em caso de perda ou roubo não possam ser usados. É permitido um máximo de 3 tentativas para inserir o código PIN; se este limite for excedido, um código PUK é solicitado com apenas uma oportunidade.
Se um código PUK incorreto for inserido, o cartão será bloqueado até que seja desbloqueado pela operadora de telefonia.
Tempo estimado: 5 minuto.
Passo 1 Em primeiro lugar, para evitar problemas, desligaremos o dispositivo no qual queremos inserir ou extrair o cartão SIM.
Passo 2
Localizamos onde o compartimento está localizado para inserir o cartão SIM do nosso dispositivo. Se for um dispositivo com bateria removível, retiramos a tampa traseira, caso não vejamos o compartimento, retiramos também a bateria. No caso de aparelhos com bateria integrada da qual a bateria não pode ser removida, procuramos um entalhe alongado e um pequeno orifício na lateral.
Passo 3
No caso de aparelhos com contra-capa, procuramos um desenho e a palavra SIM. O desenho vai mostrar-nos como inserir o cartão SIM, normalmente é necessário retirar a bateria e inseri-la na posição indicada. Para dispositivos com bateria não removível, inserimos o espigão no orifício e pressionamos até sentir um clique. O compartimento do cartão SIM vai sair um pouco, retiramos o compartimento completamente.
Passo 4
Inserimos o cartão no compartimento, no caso de termos dois cartões SIM inserimos o cartão SIM principal no compartimento SIM1 e o cartão SIM secundário no compartimento SIM2. Se tivermos um cartão de memória microSD, nosso dispositivo o suportar e quisermos usá-lo, também podemos inseri-lo no slot dedicado para este cartão de memória.
Passo 5 Inserimos a bandeja novamente junto com o (s) cartão (s) SIM no telefone ou tablet com muito cuidado. Se ao inserir não entrar totalmente, não force, é porque está de cabeça para baixo, vire a bandeja e insira-a novamente.
Passo 6 Ligue o dispositivo novamente, quando ele for inicializado, ele solicitará que você insira o código PIN do cartão SIM e o código de desbloqueio do dispositivo. Não confunda o código PIN do cartão SIM com o código PIN do próprio dispositivo para evitar o bloqueio do cartão SIM. O código PIN do SIM deve ser fornecido pela companhia telefônica.